Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

HORA VIP - A revista que surpreende

5 ATITUDES PARA UMA VIDA MAIS LEVE E FELIZ

pexels-photo-374592.jpg

1 – Dedique-se a si mesmo

Quando foi a última vez em que você tirou um tempo para você? Com tantos afazeres diários, acabamos que muitas vezes esquecemos de nós mesmos. Deixamos pra depois aquilo que nos faz bem e é ai que abrimos espaço para os pesos da vida cotidiana. É nesse momento que precisamos identificar a hora de dar uma pausa na rotina e cuidar um pouco melhor de nós mesmos.
Tire um dia para você! Saia da rotina e diminua o ritmo. Separe um tempo para se cuidar e aproveite para relaxar. Faça atividades que lhe agrade, assista a aquele filme que você gosta. Pratique sua religiosidade. Ouça sua música preferida. Faça exercícios físicos ou não faça nada. O importante é ter um tempo para você. Se coloque como prioridade nesse tempo e não se esqueça disso.
Quando cuidamos de nossa satisfação, acabamos tendo uma vida com mais tranquilidade.

2 – Pare de tentar agradar os outros

Não há nada de errado em agradar, todos nós gostamos de agradar quem amamos. O problema ocorre quando deixamos de nos agradar para atender as expectativas do outro.
Quantas vezes o SIM que dissemos ao outro foi o NÃO que dissemos a nós mesmos? Esse comportamento, quando não trabalhado, nos coloca em situação de risco emocional. Escraviza-nos. É necessário perceber que dizer um “não” em determinadas situações é saudável para todos.
Querer agradar a todos é um desgaste desnecessário. Por diversas vezes deixamos nossa vontade de lado, passamos por cima de nossos sentimentos, nos anulamos em função de agradar os outros. Permita-se agir conforme suas vontades. É importante reconhecer que você tem o direito de fazer coisas que os outros talvez não gostem. Não deixe a sua identidade, objetivos pessoais e sonhos de lado. Fortaleça seu amor próprio. Para poder fazer bem a outras pessoas é necessário primeiro estar bem consigo mesmo.

3 – Diminua o seu ritmo

Rotina cheia. Agenda lotada. Tempo cronometrado. Alta carga de trabalho. Poucas horas de sono. Tudo isso faz parte do ritmo de vida. Já se perguntou hoje, como anda seu ritmo?
Desacelerar pode ser o que você precisa para fazer seus projetos com maior concentração e qualidade. Quando nos mantemos ocupados o tempo todo, acabamos perdendo uma visão clara sobre aquilo que estamos fazendo. O cansaço e fadiga fazem com que nos tornemos mais suscetíveis a erros.
Limite suas ações diárias. Faça uma coisa de cada vez. Abra intervalos de tempo para fazer coisas que te fazem bem. Quando fazemos muitas coisas ao mesmo tempo, acabamos deixando nossa mente mais agitada e consequentemente o esgotamento vem na mesma proporção. Valha-se do planejamento, ele ajuda a desacelerar.
Claro que existem pessoas adeptas ao modelo multifuncional e que fazem dele um estilo de vida. Porém é sempre necessário ter a capacidade de diminuir o ritmo e desacelerar quando necessário. Lembre-se, o importante não é o que você faz e sim, como você faz.
4 – Seja otimista

Existe coisa mais incômoda do que ficar perto de alguém que só reclama da vida? Ou pior, já pensou que você pode ser essa pessoa “reclamona”? Tenso né!
Por mais que os desafios da vida pareçam insuperáveis, precisamos desenvolver um olhar mais aberto para as possibilidades. Ser otimista vai muito além de olhar a vida com bons olhos, é antes de tudo dar oportunidade para seguir com seus sonhos, continuar tentando e buscar o seu sucesso. O otimismo é uma das qualidades que mais aproxima o sucesso à felicidade.
Procure ver o lado bom das coisas. Desenvolva uma atitude positiva diante dos desafios do dia a dia. Não deixe que os obstáculos se tornem maiores do que são. Aprenda com seus erros. Independente da situação, sempre podemos tirar algum ensinamento.
Quando adotamos uma atitude pessimista, nos fechamos para as possibilidades e perdemos a amplitude do fato. Pense sempre que se as coisas ainda não deram certo, é porque você ainda não esta preparado. Utilize a sua experiência para crescer e acredite no seu potencial. Pense assim: vai dar certo!

5 – Não leve a vida tão a sério

Você é do tipo que gosta de estar sempre certo? A última palavra tem que ser a sua? Bom, se quiser ter uma vida leve, esqueça isso. “Morreu jovem e louco, o dono da razão”. Eu aprendi de forma sofrida que ter paz é melhor que ter razão. Que a vida não precisa ser tão mecânica. Que as vezes é necessário fazer “cara de paisagem”.
A leveza da vida esta justamente em ter consciência de que você não precisa estar sempre certo. Não precisamos abrir mão de nossas verdades, mas também não é necessário impô-las o tempo todo.
Não se leve tão a sério, se permita brincar, rir da própria cara, com amor, mas com senso de humor. Se permita ao erro, à volta atrás, a rever seus conceitos, a mudar de opinião. Use roupas pensando no seu conforto e não no que as pessoas vão pensar. Se quiser pintar seu cabelo de azul, pinte. Falte ao trabalho ao menos uma vez.
O mundo ainda vai continuar existindo, mesmo que você dê uma pausa no trabalho para ler aquela piada no celular, ou simplesmente curtir o momento olhando pela janela. Tome aquele café com biscoitos, independente do horário. Quebre algumas regras. Experimente rir de si mesmo.
Encha sua vida de coisas que façam você se sentir positivamente inspirado e lembre-se que no passado você sorria e não encenava.

por Ricardo Furtado, Psicólogo (psicólogo de sucesso no Brasil)

Mais detalhes na Hora Vip de março.