Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

HORA VIP - A revista que surpreende

5 HÁBITOS QUE ATRASAM A SUA VIDA!

Sente-se feliz? É realizado profissionalmente? Como estão seus relacionamentos? Sua vida está acontecendo da forma que sempre esperou? O que te falta para alcançar a verdadeira felicidade?
Perguntas como essas deveriam fazer parte de nossa rotina diariamente, como forma de sempre estarmos avaliando, reavaliando, reajustando e traçando novos planos para nossa vida.
Mas o que acontece é que na verdade desenvolvemos alguns hábitos que interferem diretamente na forma como levamos a vida impedindo-nos de conquistar a tão sonhada felicidade.

1. A corrida constante por uma vida melhor.
Passamos tanto tempo ocupados, trabalhando, estudando, com agenda cheia, abrindo mão de momentos importantes em nossa vida, sempre coma justificativa de que o sacrifício é para um futuro melhor, que nos esquecemos de aproveitar o que temos hoje, o que a vida nos oferece no agora.
É necessário reduzir a velocidade de vez em quando. Curtir o momento. Comemorar as pequenas vitórias, agradecer por cada conquista. E compreender que viver bem o hoje faz parte do caminho.

 

2. Pensar somente nos problemas.
Problemas são fatos constantes. Existem! Mas não são tudo em nossas vidas. Os problemas podem até tomar boa parte do nosso dia a dia. Porém jamais devemos esquecer-nos de nossas conquistas. Devemos reconhecer aquilo que temos de bom, ou que vivenciamos de bom. A vida é um equilíbrio. E olhá-la positivamente faz toda diferença.
Eu costumo dizer para meus pacientes que sempre temos que se lembrar das coisas boas que vivemos. Mesmo que na sessão só tenha coisa ruim pra falar. Há sempre algo bom pra compartilhar.

3. Aproximar-se de pessoas tóxicas.
Você pode até não ser responsável por pessoas que cruzam seu caminho. Mas você pode escolher com quem deseja caminhar. Logo, é preciso compreender que em diversos momentos de nossas vidas, encontraremos com pessoas que parecem ter o dom de nos fazer mal. Pessoas amargas, que tem sempre um plano pra nos prejudicar, ou simplesmente, pessoas que fazem questão de nos colocar para baixo. Essas são as famosas pessoas tóxicas.
Seja assertivo. Não se permita a convivência com pessoas assim. Você vale muito para viver em relações afetivas desajustadas. Busque ser tratado com respeito e bondade. Elimine as pessoas tóxicas de sua vida. Você merece.

4. Esperar a aprovação dos outros
Se você faz isto. Pare! Ninguém vai enxergar a vida pelo seu ponto de vista. Somente você é capaz de compreender com clareza suas necessidades e motivações. Steve Jobs disse uma vez “não permita que o ruído das opiniões dos outros abafe sua voz interior”. Não podemos agradar a todos. Ter esse hábito nos consome uma grande quantidade de energia, que poderia ser investida em outras áreas. Não permita que a visão do outro determine quem você é.
Melhor do que esperar a aprovação do outro, é conhecer a si mesmo e ter a clareza daquilo que é capaz.

5. Tentar controlar o que você não pode.
Assim como sofremos por opiniões alheias. Querer ter sempre o controle da situação, das pessoas e daquilo que esta a nossa volta pode ser um habito que nos impede de enxergar a verdadeira essência da vida. Enquanto estamos tentando controlar o mundo, por vezes perdemos o controle de nossa própria vida e abrimos porta para fracassos, ansiedades e frustrações.
Não lute contra o universo. Em vez de tentar controlar todos os detalhes, permita que a vida se desenrole naturalmente.

Substitua esses hábitos por práticas mais saudáveis. Pratique um exercício, faça psicoterapia, se alimentar adequadamente, aprender coisas novas, viva pra você!

TEXTO ESCRITO EM PORTUGUÊS DO BRASIL