Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

HORA VIP - A revista que surpreende

A minha cadela está grávida! Que cuidados com a cadela gestante devo ter?

como-saber-se-sua-cadela-esta-prenha-gravida.jpg

A gravidez na cadela tem normalmente uma duração de, aproximadamente, 63 dias após a cobrição. Mas pode não se aperceber de diferenças físicas evidentes no seu corpo, até a sua cadela estar quase no final da gestação.

Não existem testes de gravidez para cadelas, que possam ser feitos em casa. Por isso, consegue responder à questão “a minha cadela está grávida”?
Como saber se uma cadela está grávida?
Durante a gestação podem ocorrer corrimentos vaginais. O corrimento mucoso transparente é ocasional e normal. Se o corrimento contiver pús ou sangue, contacte o seu veterinário.
A cadeia mamária pode ficar mais proeminente em cor e tamanho,cerca de 30 dias após o acasalamento,e poderão produzir um fluído semitransparente.
A sua cadela poderá vomitar na fase inicial. Se os vómitos persistirem contacte o seu médico veterinario.
Aumento de peso e apetite a partir dos 35 dias de gestação.
Alteração do comportamento, este sinail pode também indicar algum problema, pelo que deve sempre falar com o seu médico veterinário.
O médico veterinário poderá confirmar a gravidez ou com um “teste de gravidez para cão”, que mede os niveis de hormonas a partir dos 21-25 dias de gestação, ou por ecografia (determina a viabilidade dos fetos) ou radiografia.
A melhor forma de estimar o número de fetos é através de radiografia a partir dos 40-45 dias de gestação.

por Maria e Paulo, veterinários

Mais pormenores na Hora Vip de março.