Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

HORA VIP - A revista que surpreende

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, PORQUÊ?

imagem.png

Todos os dias, somos confrontados com a necessidade de realizar escolhas alimentares em diversas situações. Nessas alturas é necessário fazer escolhas alimentares conscientes baseadas nos princípios de uma alimentação saudável.
Uma alimentação saudável deve ser baseada em 3 princípios, Completa (ingerir alimentos de todos os grupos da Roda dos Alimentos), Equilibrada (consumir de acordo com as porções aconselhadas de cada grupo da Roda dos Alimentos) e Variada (dentro de cada grupo devemos variar o tipo de alimentos).

A prática de bons hábitos alimentares apresenta variados benefícios, tais como fornecer energia e nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo;
Ajuda à manutenção do nosso estado de saúde físico e mental, prevenindo e controlando diversas doenças, tais como, obesidade, diabetes, hipercolostorolémia, hipertensão arterial, doença celíaca, doença de crohn, anorexia, bulimia entre outras;
Contribui para o adequado crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes;
Melhora a nossa performance a nível desportivo.

Os hidratos de carbono devem ser a nossa principal fonte de energia. Os principais fornecedores de hidratos são: pão, massa, arroz, batatas, cereais (trigo, aveia, etc.), feijão, grão, ervilhas, etc. Podendo optar pela versão integral que contêm maior teor de fibra.

As proteínas são nutrientes plásticos, isto é, o nosso organismo utiliza as proteínas que consumimos para a construção de órgãos, músculos, pele, cabelo e muitos outros compostos. Os principais fornecedores alimentares são de origem animal: peixe, carne, ovo, leite, queijo e iogurte. Mas também existem alguns alimentos de origem vegetal que fornecem quantidades significativas de proteínas vegetais (ex.: feijão, grão, espinafre, soja, chia, aveia).
A gordura é um nutriente necessário mas deve ser consumido com moderação. Existem na nossa alimentação diferentes tipos de gorduras: saturadas, monoinsaturadas, polinsaturadas, colesterol, etc. As gorduras saturadas e o colesterol existem principalmente nos alimentos de origem animal (carne, banha, manteiga, toucinho, produtos de charcutaria e salsicharia, etc.). O principal fornecedor de gorduras monoinsaturadas é o azeite, e como a gordura monoinsaturada é a que melhor se adapta às necessidades do nosso organismo, o consumo de azeite deve ser sempre privilegiado em relação às outras gorduras. As gorduras polinsaturadas existem principalmente em óleo de amendoim, óleo de girassol, margarinas, nozes, amêndoas e na gordura do peixe.

Ter hábitos alimentares saudáveis não significa fazer uma alimentação restrita, monótona e sem sabor. Pelo contrário, como já referi a variedade é essencial!. Diferentes alimentos contribuem com diferentes nutrientes o que, potencialmente, enriquece o dia alimentar de cada pessoa. Ao optar por hábitos alimentares mais saudáveis, não significa que tem de abdicar daqueles alimentos menos saudáveis de que tanto gosta. O importante é que o consumo desses alimentos constitua a exceção e não a regra do seu dia a dia alimentar, ou seja, tudo com conta, peso e medida!

Comer bem e de forma equilibrada é um dos melhores investimentos que pode fazer para a sua saúde, por isso, invista em si e na sua alimentação!

DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:

● Fazer refeições pequenas e frequentes (com intervalos de 3 horas no máximo)
● Beber no minimo1,5 L de água por dia
● Comer devagar e mastigar bem os alimentos
● Fazer exercício físico (caminhar 30 min/dia)
● Iniciar as refeições principais com sopa de legumes e hortaliças
● Moderar a ingestão de bebidas alcoólicas (ingerir apenas 1 copo de vinho tinto às refeições principais)
● Não ingerir mais que 3 peças de fruta/dia
● Começar o dia com um pequeno-almoço completo, variado e equilibrado
● Evitar alimentos processados, sal, açúcar, gorduras saturadas (gorduras de origem animal)

por Filipa Dias, nutricionista