Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

HORA VIP - A revista que surpreende

NÃO EXISTE RECEITA PARA A FELICIDADE!

felicidade.png

Certa vez Gandhi disse que não existe caminho para a felicidade, pois ela é o caminho. A lição que Gandhi nos deixa é de que não há uma receita pronta para seguir e alcançar a tão almejada felicidade, pois se trata de um estado e não de uma constante.
Muitas pessoas passam anos de sua vida trabalhando, adiando sonhos e projetos, deixando de viver o presente, com a ideia de que a felicidade está no futuro. De que só se vem com sacrifícios e que para conquistá-la é preciso abrir mão de muitas coisas. Um grande engano. Felicidade não é algo único, fechado, material. Ser feliz independe do roteiro. É uma sensação que pode ser durável ou não. Porém passageira.
Os momentos felizes podem ser os mais diversos possíveis. E precisamos aprender a identificá-los. Eles podem estar presentes desde as grandes realizações até as pequenas coisas. E essa percepção é pessoal, empírica. Cada um a sente de uma forma de acordo com suas experiências e motivações.
A felicidade pode estar em um beijo da pessoa amada. No aprendizado de uma criança. Na conquista de um novo emprego. Na conclusão de uma faculdade. No resultado de um exame. Em uma vida com saúde ou em uma simples tarde de domingo onde você toma aquele chocolate quente enquanto olha a chuva cair pela janela.
Ser feliz custa muito pouco, pois não depende do ter, mas do ser. Ser feliz é estar bem com você mesmo, ainda que todos não estejam. E ter a capacidade de discernir entre qual momento a sua razão vale menos do que sua paz. E ser mais verdadeiro consigo mesmo e se importar menos com o que as outras pessoas irão pensar.
Não busque a felicidade no exterior. Ela vem de dentro. A felicidade não tem formula, não tem receita. O que define se você vai ser feliz ou não
são as escolhas, é o que você pega e larga em sua caminhada.
E lembre-se que nem sempre a conquista daquilo que você mais deseja é a garantia de que te fará feliz.

por Ricardo Furtado