Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

HORA VIP - A revista que surpreende

O FALSO IDEALISMO DA MAQUILHAGEM

Ouve-se dizer que a maquilhagem faz milagres. E com efeito, eu costumo dizer que não existem mulheres feias existem sim mulheres que não se maquilham.
Sabemos também que hoje em dia e graças à evolução do mundo da beleza, os cosméticos cada vez conferem resultados verdadeiramente extraordinários. No entanto é preciso alertar as pessoas para a consciencialização da necessidade dos tratamentos da pele antes de brincarem com as paletas de brilhos e cores.
Engana-se a mulher que pensa que uns pós de magia, uma base de alta cobertura e um iluminador da marca mais luxuosa do mundo vai resolver todos e quaisquer problemas que a pele possa ter.
Como sempre digo, a nossa pele tem uma espécie de memória de todos os bons e maus hábitos que vai levando ao longo do dia e tudo isso se reflete na hora da maquilhagem.

Erradamente, cada vez mais mulheres procuram as lojas de maquilhagem mais conhecidas do mercado em busca de produtos que consigam camuflar os erros e maus tratos que a pele foi sofrendo ao longo de anos.
Para uma maquilhagem ter um ótimo resultado e ficar digna de capa de revista, a pele do rosto deve ser respeitada, devidamente tratada e cuidada. O correto diagnóstico do tipo de pele, a rotina de limpeza e hidratação diária, a alimentação, entre outros hábitos saudáveis, todos eles entram em equação no que diz respeito à saúda, daquele que é o nosso maior orgão, a pele.

 

A pele é a estrela da maquilhagem e não os lábios estilo Kylie Jenner ou os olhos ao estilo da nossa querida Cristina Ferreira. Nenhuma maquilhagem ficará totalmente perfeita sem haver tratamento de rosto primeiramente.
É muito comum, enquanto maquilhadora ouvir clientes dizerem que não usam creme hidratante por falta de tempo, porque são mães, porque têm a pele oleosa e não precisam. Estas desculpas são bem capazes de fazer parte da lista das coisas mais ridículas que ouvi até hoje e das piores coisas que podem fazer à pele.
Ainda assim, muitas clientes acreditam que nada destes fatores têm impacto na hora da maquilhagem porque as maquilhagens de instagram, os tutoriais, as celebridades e os seus filtros de câmera fotográfica arruínam a ideia da beleza natural ao defenderem que a mulher para ser bela tem que usar quilos e quilos de maquilhagem.
Eu sou a defensora nata do “menos é mais”. Quanto mais natural a maquilhagem estiver mais a beleza natural se destaca. E com isto não quero dizer que não gosto de usar cores vibrantes ou fortes, mas sim que prefiro tirar partido dos pontos fortes de cada rosto e evidencia-los em cada cliente, ao invés de as transformar em algo que elas não são.
Seguindo o pressuposto correto de uma boa rotina de beleza diária, menos produtos têm que ser aplicados no rosto, mais leve a maquilhagem irá ficar. Errado é pensar que aplicar bases por camadas (a chamada base de construção) é uma solução eficaz. Se a pele está já em sofrimento por falta de hidratação e tratamento, a aplicação em exagero de produtos de maquilhagem cada vez irá danificar mais a pele, não permitindo que a pele respire, acelerando cada vez mais o seu envelhecimento.

O uso exagerado de cosméticos sem qualquer noção da quantidade de químicos, alguns nocivos, sem o mínimo de cuidado apenas irá prejudicar a vossa pele e a vossa saúde.
Seja qual for o vosso ideal de maquilhagem nunca se esqueçam que a vossa pele é o espelho da vossa saúde e também o cartão de visita em cada postura e presença que marquem. Não a confiram a um esforço e risco desnecessário só para ter uma maquilhagem ao estilo de instagram.