Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

HORA VIP - A revista que surpreende

Ortorexia vs Vigorexia

health-fitness-640x410.jpg

Quando se fala de transtornos alimentares, a maioria das pessoas imaginam raparigas extremamente magras que se passam muita fome ou que forçam o vómito.

Mas atualmente sabe-se que a sociedade está a sofrer de outro tipo de transtorno alimentar e atribuíram-lhe um novo termo: ortorexia.
A ortorexia é um transtorno alimentar que surge quando a pessoa se torna obsessiva quanto aos padrões daquilo que come. Ao contrário da anorexia ou bulimia, a pessoa permite-se comer, mas fica tão obcecada com o que come que todos os seus pensamentos ficam ocupados com a sua própria alimentação.
Estas pessoas apenas permitem introduzir na sua alimentação, alimentos saudáveis e primeiramente investiga todo o conteúdo nutricional de cada elemento que compõem um determinado alimento. Pois as calorias, vitaminas e nutrientes tornam-se o ponto focal da comida e qualquer coisa que contenha o mínimo vestígio do que está na sua lista do “não é permitido”, acaba por ficar excluído.
Na verdade qualquer pessoa beneficiaria ao adotar esta atitude de uma forma mais regular e moderada. Mas as pessoas que sofrem deste transtorno apresentam uma obsessão com o conteúdo dos seus alimentos ao extremo, e não se permitem, em circunstância alguma, um desvio dos seus hábitos alimentares habituais.

Fique a saber mais na Hora Vip de fevereiro.

Ana Narciso, Nutricionista