Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

HORA VIP - A revista que surpreende

OS HOMENS PELUDOS SÃO MAIS VIRIS?

Depilacion-masculina.jpg

Numa conversa de amigos, quando se fala de sexo, todos têm uma palavra a dizer. Na verdade, o sexo, e tudo aquilo que lhe diz respeito, sempre despertou a curiosidade das pessoas. Acontece que muito do que é dito, na generalidade destas conversas, é baseado em falsas crenças e mitos.

Nas próximas edições, irei tentar clarificar o por quê de alguns mitos e crenças, em torno da sexualidade. Escolhi, para a edição deste mês, o mito de que “Os homens peludos são mais viris!”. A ideia base, desta crença, é que a pilosidade é proporcional aos níveis de Testosterona (hormona vista como masculina, por excelência, embora as mulheres também a produzam). Ou seja, de acordo com este mito, quanto mais pelos um homem tem, mais viril será! Lamento informar os “Tony Ramos”, que ainda restam, mas as coisas não funcionam bem assim! Na verdade, a quantidade de pelos, de uma pessoa, está essencialmente ligada a fatores genéticos, e não tanto a questões hormonais ou comportamentais.

Mas, antes de entrar em mais detalhes, é importante clarificar que, segundo o Dicionário da Língua Portuguesa online, “Viril” é “relativo ou pertencente ao homem adulto = másculo”, “que mostra coragem, energia = corajoso, enérgico, esforçado”. Portanto, o conceito de “virilidade” está, essencialmente, associado a uma forma de estar, e não tanto à presença de mais ou menos pelos, ou hormonas!

Mais pormenores na Hora Vip de março.

por Fernando Mesquita, Sexólogo